Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.
O projeto da Casa da Enseada foi desenvolvido pelo escritório porto alegrense Arquitetura Nacional em 2015 e conta com 317 m2 utilizando uma interessante composição volumétrica e de materialidade tradicional.Nós conversamos com a arquiteta Paula Otto, uma das sócias do escritório para saber mais sobre as escolhas dos materiais utilizados no projeto e sobre a influência que desempenhou estas escolhas no conceito de projeto. Leia a seguir a entrevista:
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
PO: Concreto, madeira, pedra (mármore) e vidro. Além desses, temos o uso de vegetação incorporada à fachada.
Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?
PO: Essa combinação básica de concreto e madeira é bem clássica, uma vez que eles contrastam e se complementam - um mais frio e outro mais quente. O uso da vegetação na fachada é algo que complementa o projeto, sendo cada vez mais utilizado nas referências arquitetura contemporânea que respeitamos e que nos influenciam positivamente.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
PO: O projeto surge do resultado da composição de volumes puros. O objetivo era de que se lesse de forma bastante clara os 3 volumes distintos da casa - no andar inferior, temos o volume de madeira e o volume de vegetação. No andar superior, temos o volume de concreto. Para que as esquadrias não rompessem a uniformidade do volume de concreto no segundo pavimento, foram utilizados brises de mármore (em tom muito similar ao concreto) incorporados ao volume.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
PO: O concreto foi utilizado como elemento estrutural, sem outro tipo de revestimento. Neste caso, houve o cuidado com a paginação das fôrmas, visto que as marcações ficariam aparentes. Já a madeira (em formato de brises verticais) foi utilizada como elemento de controle de iluminação e privacidade, com aberturas tipo camarão. Desenvolvidos pelo escritório juntamente com o fornecedor, os brises tem um desenho que, quando fechados, configuram o volume do andar térreo. A madeira foi uma vantagem por essa flexibilidade de formato e manipulação.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
PO: Acredito que mais em relação ao desenvolvimento de detalhes específicos junto aos fornecedores. No caso da madeira, em relação ao desenvolvimentos dos brises e no caso das esquadrias de alumínio, a procura por um fornecedor que conseguisse desenvolver uma esquadria com mais de 3 trilhos. Mas o desafio maior foi o desenvolvimento do detalhe de fixação dos brises de mármore na fachada - ao todo, o escritório conversou com sete fornecedores diferentes até encontrar um que fizesse o detalhe correto e de acordo com o projeto.
Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? Caso afirmativo, como isso teria alterado o projeto?
PO: Não. Este projeto em especial nasceu muito parecido com o que foi executado, desde os primeiros croquis os materiais já estavam bem definidos.
Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
PO: Acabamos por procurar fornecedores que atendam as nossas necessidades em relação aos materiais especificados e especialmente ao detalhamento necessário ao projeto. Tentamos criar uma rede de relações que vai acabar se repetindo em projetos futuros. Procuramos fornecedores dispostos a sair do lugar comum e desenvolver detalhes junto ao escritório, acreditamos que novas propostas são cruciais para a evolução também dos fornecedores. Estarem abertos a novos desafios são qualidades que valorizamos muito nos nossos parceiros. Os meios de encontrarmos esses fornecedores são em buscas pela internet e em feiras especializadas, mas especialmente em visitas a outras obras (onde podemos ver ao vivo os materiais) e através de indicações.
Casa Enseada / Arquitetura Nacional
Confira no link abaixo o projeto completo: